quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[0810] Animação cultural regressa aos fins de semana a Cidade Velha

Regressa a animação cultural aos fins de semana ao Berço da Nação. Domingo, dia 8, desde as 15 horas, Cidade Velha é percorrida por frenética animação, um hábito que se pretende implementar no Sítio Histórico. Assim, enquanto a tabanca do Salineiro evolui desde S. Sebastião ao Pelourinho, onde se ouve o batuco com as Batuquinhas de Cidade Velha e o Grupo de Novos Mensageiros, de Salineiro, na Rua Banana vive-se o colá S. Jon.

São tradições culturais santiaguenses. Salineiro conserva o culto da tabanka, nele existindo um dos mais antigos grupos da ilha que merece o enlevo dos turistas que nos visitam; o batuko é característico desta ilha, multiplicando-se o número de batucaderas de Ribeira Grande de Santiago; e o colá S. Jon tem nesta ilha e sua cultura as suas raízes históricas.


O Pelouro do Turismo, Cultura e Economia Municipal da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago está fortemente empenhado em que Cidade Velha, Património da Humanidade, seja um dos polos culturais de Cabo Verde.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...