terça-feira, 17 de março de 2015

[0685] Dia Mundial da Poesia homenageia Corsino Fortes

Corsino Fortes
Com a participação especial de Olinda Beja, que vem a Cabo Verde sob o Alto Patrocínio da Presidência da República e a convite da Curadoria da Biblioteca Nacional, um vasto conjunto de poetas - nomeadamente Jorge Carlos Fonseca, Arménio Vieira, Abraão Vicente, Danny Spínola, Daniel Medina, Vera Duarte, David Hoppfer Almada, Kaká Barbosa, Daniel Mendes Ramos, Tchalé Figueira, Vivianne Nascimento, José da Graça, António Monteiro, Mário Loff, João Furtado, além do português Nuno Rebocho – estão no Dia Mundial de Poesia em Cidade Velha, a maior tertúlia poética já realizada no arquipélago e na qual será conhecido um inédito de Filinto Elísio. A convite da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, esta iniciativa presta homenagem a Corsino Fortes que, devido a uma enfermidade, se encontra ausente em Portugal.

Com o apoio da Sociedade de Autores (SOCA) e da Fundação João Lopes, a celebração do Dia Mundial da Poesia na Cidade Velha foi adotada como extensão da Bienal das Culturas Lusófonas de Odivelas, com a qual a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago tem um protocolo de cooperação e que, em consequência, estará aberto à colaboração dos poetas lusófonos que o queiram – já enviaram mensagens e poemas numerosos poetas de Portugal e de Brasil, designadamente Mário Máximo, Jorge Velhote, Nicolau Saião, Fernando Fitas, Mário Galego (Portugal), Ronaldo Werneck e Tere Tavares (Brasil).

Espetáculos de dança - com um grupo vindo da Praia -, de teatro - a cargo dos alunos de arte dramática na formação ministrada pela Direção Nacional de Artes na Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – e de exibições musicais - por Eliseu e Marcel, além do são-tomense Filipe Santo -, acompanharão o sarau poético que se realiza na Praça do Mar, Cidade Velha, a 21 de Março.

Diversos declamadores, entre os quais Dulce Sequeira e José Duarte Gonçalves, já se juntaram a este evento que dignifica a Capital Cabo-verdiana da Cultura 2015. 

 Programa do Dia Mundial da Poesia

11h00 – Os poetas Olinda Beja e Daniel Medina conversam com alunos da Escola EBI de Cidade Velha.
15h00 – Alunos da EBI de Cidade Velha declamam poesia na Praça do Mar.
17h00 – Concentração de poetas no Largo do Calhau e celebração da Árvore da Poesia (em homenagem do Dia da Árvore) – serão colocados e lidos poemas junto de uma árvore formalmente batizada pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel de Pina, como Árvore da Poesia.
17h30 – Arruada com poetas e archotes pelo centro histórico de Cidade Velha.
18h00 – Espetáculo de dança e teatro seguido de cocktail e sarau poético e musical na Praça do Mar.  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...