quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[0627] “A Rota dos Escravos” passa por Cidade Velha, a 18 e 19 de Dezembro

No quadro das Comemorações do 20º Aniversário do projeto da UNESCO “A ROTA DO ESCRAVO - RESISTÊNCIA, LIBERDADE, HERANÇA”, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU), promove na Cidade Velha, nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2014,  um conjunto de atividades que abordam e transmitem conhecimentos e informações sobre a Rota do Escravo, a Escravatura e as suas heranças culturais.

Dando relevo a estas comemorações, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação e Presidente da CNU, dr. António Correia e Silva, estará na Cidade Velha por volta das 17h00 do dia 19, acompanhado do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné Bissau, Dr. Fernando Augusto Gomes Dias.

Na quinta e sexta-feiras, das 15 às 18 horas, exibem-se no Largo do Pelourinho, Cidade Velha, grupos de batukaderas de toda a Ribeira Grande de Santiago, de capoeira (entre eles o Grupo Abadá Capoeira Santiago) e um Grupo de Tambores Africanos.

Fora deste espaço, na sala usada para cinema em S. Sebastião, serão feitas (a partir do dia 17 às 17 horas) projeções de filmes, designadamente “Tango Negro” - que recentemente foi exibido no Plateau Festival Internacional de Cinema. “Joias negras do Império”, “No rasto dos boers”, “Route de l’esclaves: une version global”, “Ilhéu da contenda”, “O contrato”, “Regresso a Nacala” e “Slave route: the soul resistance” são os restantes filmes exibidos ao longo destes três dias,

E desde as 10h00 de dia 18, no Convento de S. Francisco, também em Cidade Velha, estarão patentes quatro exposições - “Os Africanos em Portugal - História e Memória, Sec. XV-XXI”, cujo Curador é o Dr. Charles Akibodé, “Os Espaços do Crioulo”, cujo Curador é o Prof. Doutor Lourenço Gomes, da UNI-CV, “Os Caminhos de Darwin”, cuja Curadora é a Dra. Ana Hopffer Almada, da UNI-CV e “A escravatura em Cabo Verde vista através dos Objetos”, da responsabilidade do IIPC.

 O projeto “A Rota do Escravo” foi lançado  em 1994, em Ouidah, Benin, após  Resolução da UNESCO de 1993, aprovada na sua 27ª Conferência Geral, em resposta a uma iniciativa do Haiti e de alguns países africanos, tendo como lema: “Resistência, Liberdade, Herança”.

Estas iniciativas da Rota dos Escravos contam também com a colaboração do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Ministério da Cultura e a UNI-Piaget.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...