segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[0612] Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago prepara medidas de emergência contra a seca


Periodicamente afectada por graves carências de água nos períodos de seca – crise que este ano se vem verificando na generalidade dos municípios de Cabo Verde – a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago prepara um plano de emergência para lhes fazer face. 

Desde a década de 1980, para minimizar esta situação, foram abertas pelo Governo frentes de trabalho, impondo-se agora de novo a intervenção governamental eficaz, à semelhança do que foi feito em Porto Novo. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago irá elencar, para apresentar ao Governo, uma lista de obras que, ocupando os trabalhadores disponíveis (e assim suavizando as consequências da crise que no Município se vive), igualmente são de grande utilidade para o desenvolvimento local.

Dado que a actual seca afecta totalmente os pastos, o que em Ribeira Grande de Santiago é crónico e contrariamente aos outros Municípios da ilha que estão em condições de os assegurar, a sua Câmara Municipal informa que, na medida possível e visando reduzir os custos das famílias criadoras, já deliberou disponibilizar as suas viaturas para o transporte que vier a ser pedido de alimentação para a pecuária desde os Municípios limítrofes onde a houver.

Por outro lado, torna-se necessária a construção de currais para evitar que os animais deambulem à solta pelas ruas das povoações ou que provoquem estragos nas propriedades agrícolas, desse modo beneficiando-se também as condições ambientais.

Impõe-se acudir urgentemente a esta situação uma vez que mais de metade da população da Ribeira Grande de Santiago encontra sustento na criação de gado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...