segunda-feira, 21 de abril de 2014

[0547] A arte contemporânea e o património artístico

No próximo dia 22, terça-feira, a partir das 9h30, realiza-se no auditório da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, a conferência internacional sobre “Arte contemporânea e o Património artístico”, organizado pela respectiva Câmara Municipal e a Curadoria de Cidade Velha, em parceria com o projecto “Conceito Itinerante”.

Este evento, desdobrado em quatro conferências, foca a “Arte contemporânea e os espaços: desafios de preservação”, pela Drª Marzia Bruno, “Inovar no olhar e a queda de paradigmas na construção do olha cabo-verdiano sobre as artes contemporâneas”, pelo Dr. Abraão Vicente, “Modernidade e património no conceito de arte contemporânea”, pelo prof. Dr. Lourenço Gomes, e “A instituição arte e a arte contemporânea: uma relação de amor/ódio”, pelo prof. Dr. Sérgio Luís Hernandez Morales.

Uma vez mais, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a Curadoria da Cidade Velha actuam em estreita colaboração, numa parceria exemplar e altamente positiva, para com esta conferência assinalarem em conjunto o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, ocorrido no passado 18 de Abril, enquanto no espaço do Convento de S. Francisco (Cidade Velha) decorre até dia 30 a colectiva de pintura “Identidades: âncoras de passagem” com significativas obras de Manuel Figueira, José Maria Barreto, Alex da Silva, Nelson Lobo e Tchalé Figueira (alguns dos principais artistas plásticos de Cabo Verde).

Assim, o Berço da Nação cabo-verdiana, Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO, vem progressivamente se afirmando como um pólo cultural de Cabo Verde de reconhecida importância.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...