quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

[0524] Banderona de Cidade Velha - últimos dias

Em vésperas de se realizar o almoço especial da Banderona de Cidade Velha para os membros da Comunicação Social (dia 27, amanhã) e o almoço dedicado aos mais idosos (dia 28) e enquanto decorrem as suas palestras, a Banderona de Regresso às Raízes – III edição, em 2014, entra em Março na sua última etapa, cuja programação se divulga.

Assim, no dia 1 de Março, sábado, haverá a projecção de documentários sobre Cidade Velha, seguindo-se das 17h30 às 19h30 a tradicional guerra de galos e uma Noite Canizade, iniciada na Casa da Praia às 19h00 e na Casa Bandera às 20h00.

A 2 de Março, domingo, haverá missa na igreja matriz – Nossa Sehora do Rosário dos Homens Pretos (9h00), seguido de almoço de cabaleros, coladeiras e caxeros (13h50), havendo corrida de cavalos – com distribuição de prémios (17h00).

A 3 de Março, segunda-feira, Dia da Banderona, a partir das 5h00, haverá alvorada com música, foguetes e morteiros, seguindo-se (às 7h00) reunião de cabaleros na Casa Banderona para o ritual café (finka mastru). Por volta das 8h30 assiste-se ao desfile de cabaleros acompanhados pela bandera de S. João, que vai pedir autorização ao Presidente da Câmara, seguindo depois para S. Brás e S. Sebastião, onde recebem grinaldas de boganvílias, encaminhando-se depois para o Largo do Pelourinho, para proceder ao ritual dos canizade (escravos). Às 11h00, as mulheres vão, com balaios e conatras, ao Largo do Pelourinho convidando ao almoço na Casa da Praia, que será palco da eleição do próximo festeiro. Depois de uma corrida de argorinha e uma prova de perícia, segue-se almoço na Casa Banderona (13h00). Às 20h00, lançamento de foguetes.

Com pausa a 4 de Março, para descanso de carnaval, a Banderona regressa na quarta-feira para almoço de cinzas (13h00) e encerramento oficial pelo Presidente da Câmara (17h00), antecedendo assim o balanço para a Comunicação Social, feito no dia seguinte às 17h00.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...