segunda-feira, 28 de outubro de 2013

[0478] 1.ª Conferência Internacional Rota dos Presídios do Mundo Lusófono no Tarrafal de Santiago

O Tarrafal de Santiago acolheu, durante dois dias, a 1.ª Conferência Internacional Rota dos Presidios no Mundo Lusófono”.
Com os trabalhos distribuídos ao longo cinco painéis, para além de um público interessado e de antigos presos políticos, participaram também, ilustres especialistas e investigadores de Angola, Cabo Verde,  Guiné Bissau, Portugal e Moçambique, numa reflexão sobre a história e sobre o papel das antigas prisões políticas na manutenção do regime de ditadura, em Portugal e nas suas antigas colónias.

Esta conferência resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago e o Ministério da Cultura de Cabo Verde, com o apoio da Universidade de Santiago, da Fundação Mário Soares e de algumas individualidades que a título pessoal desejaram participar neste projeto.

Contou ainda com o Alto Patrocínio e a honrosa presença na sessão de abertura, de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República de Cabo Verde.


Das cerca de vinte e seis conclusões/recomendações alcançadas, é consensual a importância atribuída ao evento, “na perspetiva da criação de um novo espaço formal de reflexão e conhecimento da nossa história comum, eventualmente no âmbito da CPLP, sobre a natureza da ditadura que vigorou durante anos, nos países de expressão portuguesa e da promoção e aprofundamento do estudo científico dos movimentos e processos de resistência dos povos português e africanos pela sua liberdade e autodeterminação”.

A segunda edição desta conferência deverá ocorrer, já no próximo ano, em Angola, seguindo-se-lhe os outros países do “Mundo Lusófono”, tendo em conta as manifestações de interesse reveladas pelos representantes de cada um dos países participantes. 

Visa-se estabelecer uma nova abordagem que de forma integrada analise a importância dos diversos estabelecimentos prisionais, com fins políticos, criados nestes países e como estes se enquadravam num sistema repressivo de âmbito mais alargado.


Os trabalhos terão lugar nas instalações do antigo “Campo de Concentração do Tarrafal” e, para além de atividades complementares de carácter cultural, a realizar ao longo dos dias que antecedem o evento, prevendo-se um outro momento alto e pleno de grande significado para os Tarrafalenses - a assinatura do acordo de cooperação para gestão conjunta do “Museu da Resistência”  entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal do Tarrafal.

Outro momento que se espera, também, de grande significado, deverá ser a formalização da “Rota das Prisões” que terá como objetivo essencial, reunir e estimular a produção científica junto de historiadores e especialistas dos países Lusófonos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...