segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

[0382] Dia Banderona na Cidade Velha

Programa

Celebra-se hoje, 11 de Fevereiro, segunda-feira, na Cidade Velha, o Dia da Banderona. Desde a alvorada até à noite, haverá festa rija no Berço da Nação. É dia da ritual “Finka Mastru” na Casa Banderona, depois da tradicional reunião dos Cabaleros e do café, bem regado com kuskus torrado, xorisu e outros acepipes.
A manhã é marcada pela saída da Bandera de Nho S. João, que seguirá por S. Sebastião e S. Braz até aos castelos a fim de receber grinaldas de boganvílias, terminando com o canizade no Largo do Pelourinho. Cumprida esta praxe, as canastras seguem, em trajes tradicionais, a convidar cabaleros, caxeras, tambores e coladeiras para o encontro-lanche na casa da praia.

Depois da corrida da argolinha e provas de perícia na Ribeira de Maria Parda e de abundante almoço na Casa Banderona, haverá a tradicional corrida da argolinha e a eleição do próximo festeiro, tudo acabando com o estragar de foguetes.

05h00 – Alvorada, Musica, Tambores, Foguetes e Morteiros.
07h00 – Reunião dos Cabaleros e Café de Banderona (queijo fresco, kuskus torrado, choriso, omolete, batata frita, etc.) Ritual “Finka Mastro” – Casa Banderona.
08h30 – Saída dos Cabaleros com Bandera Nho S. João acompanhados dos Cabaleros Tradicionais – fazem uma corrida, apresentam para pedir autorização ao senhor Presidente da Câmara, seguem com as Banderas para S. Sebastião – S. Braz – vão aos antigos castelos para receber grinaldas de “Bonganville”, dirigem-se para o Largo do Pelourinho para ritual dos Canizade (Escravos) e mais tarde para a igreja.
11h00 – Mulheres com “canastras”, balaios e com trajes tradicionais, deslocam-se ao Largo do Pelourinho para convidar os Cabaleros, Caxeras, Tambores, Coladeras e Convidados ao lanche/almoço na Casa da Praia. (Bote para próximo festeiro).
13h00 – Corrida argolinha, grinalda e perícia, na Ribeira.
14h00 – Almoço popular na Casa Banderona.
18h00 – Corrida argolinha (tradicional).
18h30 – Distribuição de bolos e votação (Bote do próximo festeiro).
20h00 – Foguetes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...