quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

[0375] Dia do Município: assinatura de protocolos e entrega de diplomas de Cidadão Honorário

Convocada pela Assembleia Municipal de Ribeira Grande de Santiago realiza-se amanhã, quinta-feira, 31 de Janeiro, às 10h00, no Convento de S. Francisco, a sessão solene do Dia do Município, com a presença do Senhor Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves, representando o Governo de Cabo Verde. Encerram-se, deste modo, as celebrações das grandes festividades em honra de Nhu Santu Nomi di Jesus que, este ano, se desdobraram por múltiplas atividades que deram vida e dimensão a Cidade Velha.

Logo após a sessão solene presidida pelo Dr. Domingos Veiga Mendes, Presidente da Assembleia Municipal, decorre a assinatura dos protocolos de colaboração entre a ASPPEC-CV, Associação para a Promoção do Património Educacional – CV, e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago além do protocolo de geminação entre as cidades de S. Filipe do Fogo e Cidade Velha. Com esta geminação, Cidade Velha tem atualmente dez irmãs: Guimarães, Lagos, Odivelas, Golegã, Trancoso (Portugal), Ribeira Grande de S. Miguel (Açores), Gorée (Senegal), Praia e S. Filipe (Cabo Verde) e ainda Lobata (S. Tomé e Príncipe). A geminação com Ilha de Moçambique, também prevista para esta data, foi adiada, por motivos técnicos de última hora, para meados de Março.

Com a assinatura destes acordos, o ato encerra com a habitual distribuição e entrega dos diplomas de Cidadãos Honorários que, este ano, contempla sete distintas personalidades: Dr. Luís Pires, Presidente da Câmara Municipal de S. Filipe do Fogo, Senhor Alfredo A. Matata, Presidente da Comissão Municipal da Ilha de Moçambique, Jacinto Santos e Dr. Felisberto Vieira, antigos Presidentes da Câmara Municipal da Praia, João Pires e Dr. Joaquim Saial, cidadãos a quem Cidade Velha muito deve. Dado que tanto o Presidente da Comissão Municipal de Ilha de Moçambique como o Prof. Dr. Joaquim Saial só de deslocam, em princípio, em Março próximo ao Berço da Nação cabo-verdiana, apenas nessa data lhes será outorgado o referido diploma agora atribuído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...