quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

[0370] Conferência Internacional sobre a Rota dos Escravos

Presidido por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca, tem início às 9h30, do próximo dia 28, segunda-feira, a Conferência Internacional sobre a Rota dos Escravos “Pensar a Identidade em Cabo Verde: das Rotas da História às Dinâmicas Culturais Contemporâneas”.

Prevê-se que, logo após a sua intervenção, cerca das 10h15, seja apresentado o I painel da conferência, tendo por moderador o Dr. Lourenço Gomes e subordinado ao tema “Escravatura em Cabo Verde: história e herança patrimonial”, com os Drs. Eduardo Camilo Pereira (“Escravatura em Cabo Verde – História e herança”), Simão Souindoula (“Abolição do Tráfico dos Escravos”) e Isabel Castro Henriques (“Escravatura africana: Temas e Problemas”).

Após o debate e o almoço, às 14h15, será apresentado o II painel, moderado pelo Dr. Arlindo Mendes, subordinado ao tema “Cabo Verde e o processo da miscigenação: Identidade e Cultura”, sendo oradores os Drs. Humberto Lima (“Festas de romaria em Cabo Verde”), José Maria Semedo (“A Tabanka e o Batuku”), Dulce Pereira (“Construção das Línguas Nacionais”) e Mestre Arlindo Costa (“A chegada dos africanos a Cabo Verde – ponto de partida para o nascimento de uma nova Língua”). Prevê-se que, cerca das 16h00, seja inaugurada uma exposição alusiva, seguindo-se às 17h00 visita guiada aos monumentos nacionais existentes em Cidade Velha.

No dia seguinte, dia 29, terça-feira, às 8h15, será apresentado o III painel, sob o tema “O processo da diasporização africana e a crioulização”, moderado pelo Dr. Aquilino Varela e tendo por intervenientes os Drs. César Monteiro, Elias Moniz e Mário Lúcio Sousa Mendes (Ministro da Cultura, que intervém na qualidade de conferente).

Às 10h45, atende-se ao IV painel, moderado pelo Dr. Hamilton Fernandes, tendo por tema “O Projeto Rota dos Escravos, programa da UNESCO e o diálogo intercultural: exemplo de boas práticas”, no qual serão oradores os Drs. Simão Souindoula, Ali Moussa-Yée e Charles Akibodé.

Cerca das 12h30 terá lugar a sessão de encerramento pelo Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Dr. Manuel Monteiro de Pina e o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Dr. António Correia e Silva.

Organizado pela Curadoria da Cidade Velha e pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, esta conferência internacional tem em vista criar as condições e impulsionar a criação de um Comité Nacional da Rota dos Escravos em Cabo Verde. Esta Rota constitui um importante programa da UNESCO com afirmação a nível internacional, tendo sido goradas anteriores tentativas de o criar no país.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...