terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fado, património imaterial da Humanidade

RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO SAÚDA LISBOA PELA ELEVAÇÃO DO “FADO” A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Datada de ontem, segunda-feira, dia 28 Novembro 2011, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, dr. Manuel Monteiro de Pina, enviou uma carta ao seu homólogo de Lisboa (Portugal), dr. António Costa, saudando-o pela recente elevação do fado, canção caracteristicamente lisboeta, a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, na sua Assembleia Geral em Bali (Indonésia).

Nessa carta, o dr. Manuel Pina refere as alegadas origens do fado, que segundo algumas teses provém do “lundum”, portanto da escravatura, e teve notáveis cultores, como Severa, Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Carlos Ramos, entre muitos outros. Espera o Presidente da Câmara da Ribeira Grande de Santiago que a cabo-verdiana morna possa seguir o fado como Património da Humanidade, comprometendo-se em que a sua Câmara (onde se situa Cidade Velha, que foi reconhecida também pela UNESCO como Património Mundial) dê nesse sentido o necessário apoio.

O dr. Manuel de Pina releva o excelente trabalho e divulgação a respeito do fado desenvolvidos pela Câmara Municipal de Lisboa, com a qual Ribeira Grande de Santiago (e Cidade Velha) mantém estreitas relações de amizade e cooperação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...