quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Obras de requalificação no porto da Cidade Velha

LEVANTAMENTO DO PORTO DA CIDADE VELHA

Foto Fernando Frusoni (clique na imagem)
 No âmbito das Festas de S. Roque, que tradicionalmente se realizam no fim-de-semana de Agosto, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago decidiu dar início aos trabalhos de requalificação urbana e levantamento do muro do porto da Cidade Velha, na continuidade da chamada Muralha do Mar.

Trata-se de uma empreitada de enorme interesse, sendo de relevar que os pescadores locais optaram por nela comparticipar com trabalho voluntário, não aguardando pelos alunos da Escola-Oficina da Ribeira Grande, a quem inicialmente esta incumbência fora atribuída – outros trabalhos foram-lhes encaminhados. Decidiu-se, porém, não atrasar a requalificação urbana com as férias estivais entretanto ocorridas.

Situada na continuação do Largo do Calhau e contígua às ruínas da velha alfândega, agora soterradas, esta é uma das áreas da Cidade Velha, Berço da Nação cabo-verdiana, para onde se pondera aturada requalificação para alindar a histórica urbe, sempre sem pôr em causa o Património da Humanidade que lhe foi atribuído pela UNESCO.

É de observar que esta zona da Cidade Velha é muito sensível, de grande valor histórico, pelo que as obras em curso requerem cuidados especiais para não a desconfigurarem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...