terça-feira, 23 de agosto de 2011

Câmara Municipal da Ribeira Grande regozija-se com a eleição de "Zona", o novo Presidente da República

CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRA GRANDE SAÚDA O DR. JORGE CARLOS FONSECA, IV PRESIDENTE DA REPÚBLICA


A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago saúda o IV Presidente da República de Cabo Verde hoje eleito por maioria clara, tanto no Arquipélago quanto na Diáspora: o Dr. Jorge Carlos da Fonseca. Na sua enorme sabedoria, o povo cabo-verdiano demonstrou de maneira insofismável estar farto dos herdeiros directos do regime de partido único e votou abertamente por um caminho novo para este País.

O povo da Ribeira Grande de Santiago contribuiu decididamente para este resultado, em quase todas as mesas: só não o conseguiu em Mosquito-Horta e S. Martinho Grande (aqui somente por dois votos de diferença). No cômputo global, tratou-se de uma das menores taxas de abstenção de todo Cabo Verde, mostrando que o povo deste Município sabe o que quer e não aceita de maneira alguma dar cartas-brancas, e que é dono e senhor da sua grande consciência política.

Já disso dera provas na primeira volta destas eleições presidenciais, quando acorreu em massa às urnas. Quis demonstrar com clareza o seu apego aos ideais democráticos: não permitiu que dúvidas houvesse quanto ao facto de o Berço da Nação cabo-verdiana estar identificado com a Democracia. Desta feita, o povo da Ribeira Grande de Santiago cortou cerce toda e qualquer tentativa de fraude e foi exemplar na sua vigilância democrática, matando à nascença os ensaios de falcatrua por parte dos adversários e inimigos da Liberdade.

Ao votar tão maioritariamente no Dr. Jorge Carlos Fonseca, o povo da Ribeira Grande de Santiago quis certamente dar uma bofetada de luva branca na governação deste Primeiro-Ministro, marcada pela inimizade ostensiva contra esta Câmara Municipal: desde 2008, há QUATRO ANOS CONSECUTIVOS, que não existe um só contrato-programa com ela celebrado. Este Primeiro-Ministro tudo tem feito para hostilizar totalmente a Câmara Municipal, chegando ao ponto de dar cobertura a ilegalidades que se cometeram e cometem na Cidade Velha, fechando os olhos a construções clandestinas de “amigos” do seu partido e à conivência das autoridades policiais que, inclusive, recusaram proteger a legalidade da Câmara Municipal e dos tribunais.

O povo da Ribeira Grande de Santiago está, portanto, cansado das falsidades deste Primeiro-Ministro, que dá cobertura plena a um partido que tem feito uma política de terra queimada na sua Assembleia Municipal: o PAICV. A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago espera que, com a eleição do novo Presidente da República, melhores dias virão para o povo deste concelho e, por extensão, de todo o País, seja restabelecida a legalidade, estancada a permissividade dos clandestinos, que põem em sério risco o estatuto de Património da Humanidade com dificuldade conquistado por Cidade Velha junto da UNESCO em 2009.

Ao saudar emocionada e entusiasticamente o novo Presidente da II República de Cabo Verde, o Dr. Jorge Carlos Fonseca, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago compromete-se a prosseguir com ele a mesma relação de lealdade e fraternidade que manteve com o seu antecessor, o comandante Pedro Pires. Sem sombra de dúvida que o comandante Pedro Pires foi e é um amigo da Cidade Velha, com provas dadas em diversos momentos, nos quais ficou provada a sua discordância frontal com a política seguida a este respeito pelos Executivos de José Maria Neves.

Há razões fortes que levam a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago a confiar no insigne intelectual e jurista que é o Dr. Jorge Carlos Fonseca, para além de ele ser irmão de um Cidadão Honorário da Cidade Velha, o falecido poeta Mário Fonseca. Quanto mais não seja, o estrénuo apego comum à legalidade e à Constituição Democrática da República de Cabo Verde.

Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, 22 de Agosto de 2011

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...