terça-feira, 1 de março de 2011

Cidade Velha na III Bienal de Cultura Lusófona em Odivelas, Portugal

ABRAÃO VICENTE E KASSANAYA NA III BIENAL DA CULTURA LUSÓFONA

Pintura de Abraão Vicente (clique na imagem)
Estando em preparação a presença da Cidade Velha na III Bienal de Cultura Lusófona, a decorrer em Odivelas, a partir de 2 de Maio próximo, uma organização da Câmara Municipal de Odivelas e do Centro Cultural/Teatro da Malaposta, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago tem já assegurada a participação de Abraão Vicente (pintura) e de Kassanaya (escultura). Fica, deste modo, garantida uma presença de qualidade da Cultura cabo-verdiana nesta III Bienal de Odivelas, Capital da Cultura Lusófona 2011.

O compromisso de levar a significativa Cultura de Cabo Verde à Bienal da Cultura Lusófona é uma obrigação conscientemente assumida pelo Município da Ribeira Grande de Santiago, resultante da geminação de Odivelas e Cidade Velha. Em consequência, em estreita colaboração com os organizadores da Bienal, estão já programadas, para além desta presença a nível de artes plásticas, uma homenagem ao escritor e poeta Pedro Duarte e uma retrospectiva do realizador Júlio Silvão Tavares.

Escultura de Kassanaya (clique na imagem)
Abraão Vicente e Kassanaya (José Brazão) são dois criadores jovens, ambos com exposições já realizadas que atestam a sua qualidade. Abraão Vicente ainda é pouco conhecido em Portugal; em contrapartida, Kassanaya, a viver na Diáspora, é pouco conhecido em Cabo Verde. A sua presença em conjunto nesta Bienal permite também um “diálogo” entre artistas quase da mesma geração, separados entre si pelo fosso da Diáspora cabo-verdiana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...