sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cooperação de Lagos (Portugal) com a Cidade Velha

LAGOS OFERECEU  CAMIÃO DE LIXO E VIATURA DE TRANSPORTE ESCOLAR À CIDADE VELHA
Lagos, Portugal - © Joaquim Saial (clique sobre a imagem)
Como oportunamente foi informado, a Câmara Municipal de Lagos, cidade geminada com a Cidade Velha, acaba de doar um camião de recolha de resíduos sólidos (lixo) e um autocarro destinado ao transporte escolar, cuja frota fica assim reforçada. A aprovação deste donativo foi feita no passado dia 2 de Fevereiro, na Assembleia Municipal lacobrigense.

A oferta vinda daquele Município solidifica os já estreitos laços, de origem histórica, existentes entre Cidade Velha Património da Humanidade e Lagos dos Descobrimentos e uma vez mais realça a importância da activa política de relacionamento externo que vem sendo praticada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

Ambas as viaturas, desactivadas pelo Município de Lagos, num esforço de racionalização e de redução dos custos de gestão e manutenção dos seus equipamentos, numa época de crise económica e financeira, vêm satisfazer graves carências sentidas em Cabo Verde: a viatura de recolha de lixo é a primeira a entrar ao serviço no Berço da Nação Cabo-verdiana; o autocarro de transporte escolar, com lotação para 28 passageiros, embora a respectiva frota já responda às necessidades mais imediatas, permite acudir a situações de emergência, resultantes de avarias e de eventuais paragens de viaturas para manutenção.

Sublinhe-se que, na mesma oportunidade, Lagos doou ao Município da Calheta de S. Miguel uma viatura pesada de tipo “especial para recolha de lixo”, que certamente representa uma importante dádiva para este Município amigo da ilha de Santiago.

As três viaturas vão ser encaminhadas para Cabo Verde depois de receberem especiais cuidados de manutenção para que possam chegar aos destinatários no melhor estado.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago orgulha-se dos seus laços históricos com a Lagos dos Descobrimentos: foi de Lagos que partiram os primeiros navegadores que chegaram a Cabo Verde. E foi de Lagos que partiram os primeiros habitantes da velha Ribeira Grande, hoje Cidade Velha, que em 2012 celebra o 550º aniversário da sua fundação. Assim, a oferta lacobrigense acaba por ser uma prende antecipada de aniversário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...