domingo, 30 de maio de 2010

1 de Junho - Dia Internacional da Criança CIDADE VELHA, CIDADE DA CRIANÇA

Largas centenas de crianças vão invadir no dia 1 de Junho, terça-feira, a Baixa da Cidade Velha. Celebrando o Dia Internacional da Criança, o Berço da Nação abre-se à meninada, aos mais jovens, preparando para elas uma jornada de alegria e diversão, onde não faltarão palhaços e escorregas, jogos e guloseimas. A 1 de Junho, ao longo de todo o dia, a cidade de Santiago (nome hoje oficial da antiga cidade da Ribeira Grande) justifica receber a designação de Cidade das Crianças.

Embora a ONU atribua à data de 20 de Novembro, quando se evoca a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas (20 de Novembro de 1959), a qualificação de Dia Mundial da Criança, a verdade é que em grande parte do mundo, devido a razões históricas e culturais, são outras as datas adoptadas para esta celebração.

Em Cabo Verde, como nos restantes países lusófonos (com excepção do Brasil, onde a data adoptada é 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida), segue-se a “tradição portuguesa”, que culmina o Mês de Maria (Maio) com a homenagem a Seu filho (a Criança), Jesus.

Em Angola, a 1 de Junho junta-se, justificadamente, a celebração do Dia da Criança com a celebração com o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e contra a Agressão à Criança.

Na Cidade Velha, o Município adopta uma proposta da Comissão Municipal para a Celebração dos 550 Anos e passa a promover o programa “Cidade Velha, Cidade das Crianças” como uma das suas efemérides mais queridas. Nesse dia, as crianças dos jardins infantis serão trazidas até ao Berço para fazer a sua festa. Para este ano, prevê-se que mais de seis centenas de crianças vão transmitir a sua animação própria a toda a área do Pelourinho e de Calhau.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago está consciente de que contribui para a construção de uma “ponte geracional”, conclamando as crianças de hoje a porem os olhos no Património Histórico e Cultural da Humanidade, de que são herdeiras. De resto, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago tem já em fase de projecto um vasto programa de reabilitação de parques infantis que, com apoio da cooperação externa, irá arrancar ainda este ano.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...