quarta-feira, 28 de abril de 2010

Geminação Cidade Velha - Lagos (Portugal)

LAGOS E CIDADE VELHA SÃO AGORA CIDADES IRMÃS

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, através do seu Presidente, Dr. Manuel Monteiro de Pina, assinou no sábado, dia 24, o acordo de geminação de Cidade Velha com Lagos, no Algarve. O acto público, que decorreu no amplo espaço dos novos Paços do Concelho de Lagos, teve o apadrinhamento da Câmara Municipal de Torres Vedras, cujo presidente esteve presente.

A formosa cidade de Lagos é a quarta geminação de Cidade Velha: o Berço da Nação cabo-verdiana encontra-se também geminada com Guimarães (Berço da Nação portuguesa), Gorée (Senegal) e Ribeira Grande (Açores), o que evidencia uma activa política de cooperação e relacionamento externos que a CMRGS vem desenvolvendo há ano e meio, com resultados positivos para o Município e para o seu povo.

No acto da geminação, tanto o autarca cabo-verdiano como o Presidente do Município lacobrigense chamaram a atenção para o facto de ter sido de Lagos que, há 550 anos, partiram os navegadores que, achando a ilha de Santiago, deram depois origem à primeira cidade construída pelos portugueses a sul to trópico de Câncer. Como sublinhou o Dr. Manuel de Pina, Cidade Velha foi um prolongamento de Lagos. 550 anos depois, Lagos e Cidade Velha reencontraram-se.

Depois de assinado o acordo de geminação, foi inaugurada uma rua, num espaço nobre da cidade de Lagos (junto aos novos Paços do Concelho), que recebeu o nome de Ribeira Grande de Santiago.

Manuel Monteiro de Pina foi convidado a participar nas celebrações do 25 de Abril, efeméride que assinala o derrube da ditadura colonial-fascista em Portugal, que abriu caminho à democratização da sociedade portuguesa, o fim das guerras coloniais e a consagração da independências das ex-colónias portuguesas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...