quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

[0091] Falecido poeta Mário Fonseca homenageado

A Cidade Velha aproveita as Festas do Santo Nome de Jesus para homenagear um dos grandes vultos da literatura cabo-verdiana, Mário Fonseca. Falecido a 26 de Setembro do ano passado, o autor de “Mon Pays est une Musique” e de “O Mar e as Rosas” foi um amigo da Cidade Velha, sendo presença assídua nos eventos culturais que têm pautado a vida da Cidade Património da Humanidade.

Amigos portugueses de Mário Alberto de Almeida Fonseca, José Braga-Amaral e Nuno Rebocho, ambos poetas actualmente radicados em Cabo Verde, decidiram promover uma homenagem àquele que, com Arménio Vieira, foi um dos fundadores da revista “Seló”. A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e o Terrero di Cultura associam-se a esta homenagem.

Na sexta-feira, dia 28, pelas 20H00, no espaço Terrero di Kultura, vai ouvir-se a poesia de Mário Fonseca dita por José Braga-Amaral e Nuno Rebocho e por outros amigos do poeta que queiram juntar-se à homenagem, que será sublinhada com a intervenção musical de Ulisses Guimarães.

A homenagem que Cidade Velha presta a Mário Fonseca amplia-se a outros momentos. O poeta receberá, a título póstumo, o título de Cidadão Honorário da Cidade Velha, que será entregue à família.

Mário Fonseca é o segundo poeta a merecer especiais homenagens do Berço da Nação. Em 2009, Oswaldo Osório foi igualmente distinguido como Cidadão Honorário da Cidade Velha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...