quinta-feira, 23 de julho de 2009

[0053] Manuel Monteiro de Pina na Malaposta

MANUEL MONTEIRO DE PINA ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA COM A BIENAL DAS CULTURAS LUSÓFONAS

Aproveitando a sua deslocação a Lisboa para participar na Homenagem à Cidade Velha Património da Humanidade e ao Prémio Camões (Arménio Vieira), promovida pela UCCLA, União das Cidades Capitais da Lusofonia, e pela Câmara Municipal de Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina, assina no dia 25, sábado, às 13 horas, no Centro Cultural Malaposta/Odivelas, Portugal, o Protocolo de Cooperação e Parceria com a Bienal das Culturas Lusófonas. Pela parte daquele Centro Cultural, o referido Protocolo será assinado pelo Presidente da sua Administração, o poeta e escritor Mário Máximo, personalidade da Cultura portuguesa que se destacou no apoio à candidatura de Cidade Velha a Património Mundial.

O acto, a decorrer nas instalações do Centro Cultural Malaposta, na presença da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana de Fátima Carvalho Amador, abre caminho a que a III Bienal das Culturas Lusófonas, a realizar em 2011, tenha extensão à Cidade Velha. Pela primeira vez na História da Cultura de Cabo Verde, um grande evento cultural internacional, como é uma Bienal, passa a ter por palco também o nosso País. Por este modo, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago dá um passo importante para a concretização do seu projecto de tornar o Berço da Nação também um Berço de Cultura.

A assinatura deste Protocolo de Cooperação e Parceria marca igualmente o início de relações institucionais entre os Municípios da Ribeira Grande de Santiago e de Odivelas, onde existe uma importante comunidade cabo-verdiana, manifestando as duas partes desejo de que tais relações futuramente se aprofundem e desenvolvam com base numa cooperação activa em benefício das suas populações.

Sendo as deslocações ao estrangeiro uma inevitabilidade decorrente do facto de Cidade Velha ser Património da Humanidade, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina, tem procurado rentabilizar cada viagem por forma a que ela se organize com vista à prossecução de vários objectivos. Volta a ser o caso.

Com a entrada de Cidade Velha no roteiro das Bienais das Culturas Lusófonas fica dado o primeiro passo para inserir o Berço da Nação Cabo-Verdiana na rota dos grandes eventos culturais internacionais, estando em curso diligências com vista à sua inserção noutras rotas culturais, acontecimentos que, no futuro, irão pautar a Agenda Cultural da Cidade Velha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...