terça-feira, 19 de maio de 2009

[0021] Tabanca

FESTA DE TABANCA NA CIDADE VELHA

Com o apoio do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha recebe no domingo, dia 24, a festa de tabanca que tem por referência Santa Cruz. A festa é organizada pela Associação Nacional de Tabanca e tem por objectivo reactivar a tabanca da cidade candidata a Património da Humanidade. Participam nesta festa, prevista para começar às 11 horas, duas tabancas que têm Santa Cruz como “santo”: uma proveniente do Município de Santa Catarina e outra do Município de Santa Cruz.

A promoção dos valores culturais próprios é um dos propósitos da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que entende fazer da Cultura um dos pilares fundamentais do seu desenvolvimento. A reactivação da tabanca da Cidade Velha é desejo da Autarquia, entendendo todavia que sendo ela uma associação de características sui generis também não deve resultar de qualquer tipo de intervenção por parte da Câmara, a qual não se dispensa, no entanto, de criar as condições para o seu reaparecimento e de o fomentar.

Respeitando a independência da tabanca, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago concede-lhe o mesmo apoio de que têm gozado os grupos de batucadeiras existentes no Município.

Recorde-se que a tabanca da Cidade Velha teve fama, tendo, tanto quanto se sabe, uma particularidade: seria a única que incluía a cimboa como instrumento musical.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...